terça-feira, 4 de outubro de 2011

Prêmio Jabuti inova em sua 53ª edição

Um dos prêmios mais importantes do cenário literário brasileiro anuncia novidades e se consagra como termômetro do mercado editorial



Uma das maiores premiações literárias chega a sua 53ª edição com algumas novidades. O Prêmio Jabuti teve a quantidade de categorias ampliada, de 21 para 29. Essa alteração objetiva ampliar a cobertura do crescente mercado editorial brasileiro. Outra mudança estabelece que apenas uma obra por categoria seja laureada, e não mais três, como antes. Dessa forma, os livros vencedores recebem mais destaque.
Mais de 2.600 títulos foram inscritos nesta edição do Prêmio Jabuti, dos quais dez livros, por categoria, serão escolhidos. Na segunda fase da premiação, prevista para o dia 18 de novembro, serão conhecidos os vencedores das 29 categorias e a entrega dos prêmios de Livro do Ano Ficção e Livro do Ano Não Ficção será realizada no dia 30 de novembro. As obras vencedoras irão receber o Troféu Jabuti e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 3 mil.
Entre as obras inscritas concorrem na categoria Biografia: De menino a homem – de mais de trinta e de quarenta, de sessenta e mais anos, do sociólogo e homenageado da VII Fliporto Gilberto Freyre; 50 anos a mil, do músico Lobão e Ruth Cardoso: Fragmentos de uma vida, do escritor Ignácio de Loyola Brandão. Ainda disputam o poeta Ricardo Aleixo, com a obra Modelos Vivos e a escritora Carola Saavedra, com Paisagem com Dromedário, nas categorias Poesia e Romance, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...