domingo, 13 de novembro de 2011

Ler faz bem à saúde!


Suas páginas contam histórias, que nos ajudam a viajar. Quem nunca se apaixonou por um livro? E hoje, no Dia Nacional do Livro, é a data ideal para afirmar que, além de ser ótimo para o lazer, ainda pode fazer bem para a sua saúde.

Os neurologistas defendem que a leitura diária, independente da idade, ajuda a cuidar do funcionamento do cérebro, principalmente da memória, a melhorar o sono e a aliviar o estresse diário.

“Ler um bom livro é manter o cérebro ativo. Traz ganhos em qualquer pessoa e em qualquer idade”, frisa a neurologista Vania Brucki, vice-coordenador do Departamento de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento, da Academia Brasileira de Neurologia.

A leitura que ajuda a desenvolver atividades cognitivas, e a aumentar o raciocínio e a capacidade de memorização. Segundo Brucki, vários estudos avaliaram se o cognitivo de idosos intelectualmente ativos em relação aos demais. Os testes apontaram que os que leem tiveram um melhor envelhecimento, até mesmo do cérebro.

“O livro vira um exercício e ajuda a conservar algum aparecimento de quadro de perda cognitiva. A leitura pode postergar o surgimento dos sintomas do Alzheimer, por exemplo”, diz a neurologista.

O que está por trás da leitura é o conceito de reserva cognitiva. Se desde sempre você mantém hábitos de leitura ou outras atividades intelectuais (como palavras-cruzadas e sudoku) cria-se cada vez mais uma “rede” preparada para lidar com imprevistos. Por exemplo: “Se me falta uma palavra, posso usar outra que conheço. Caso contrário, deixo de falar. É o raciocínio rápido”, avalia a médica.

Fonte: Gazeta On Line
Incentive a leitura no Brasil!
Participe da 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo em 2012!
www.bienaldolivrosp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...