sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Entrevista com a Amanda Vieira, autora de "O Vale das borboletas" - Editora Dracaena

Links:
 
Sobre a obra da Amanda:''O vale das borboletas''
 
Quando Heitor se muda para Crisálida, depois de escapar de perseguições enigmáticas em São Paulo, a vida de Maria Luisa também é afetada de forma inesperada. Isa, como ela prefere ser chamada, acaba por se envolver pelo seu misterioso primo que passa a frequentar a mesma escola onde estuda. Um amor de tirar o fôlego, uma aventura impressionante, cercada pelos mistérios do desaparecimento da fortuna de um pintor de borboletas. Ele tenta protegê-la, ela coloca a sua vida em risco, uma perigosa paixão com um final que somente um detetive sagaz poderia imaginar. Isa decide então confrontar o seu perseguidor, sozinha, com o coração na garganta e um tesouro em mãos. Do alto do morro do Vale das Borboletas ninguém poderá escutar o seu grito de socorro. 

Entrevista

Você sempre teve vontade de escrever um livro ?

Sim, só não achei que fosse publicar um algum dia. Lembro-me que quando criança eu montei um pequeno livro com uma história que tinha criado, rasguei alguns livros velhos pegando suas gravuras e colando no meu, ficou uma gracinha, mas eu o perdi com o tempo. Continuei a escrever e amadurecendo com os livros que lia, porém não tinha coragem de mostrar o que escrevia para ninguém, era como um tesouro escondido em mim, somente o meu namorado leu o livro O Vale das Borboletas antes de mandar para a Editora, sou do tipo que mantém o suspense até o fim, então, nem minha família e amigos leram ainda, e também acho que algumas pessoas estragam o seu sonho porque não são capazes de sonhar, de compartilhar, então fazem com que você também não acredite nos seus, por isso sou uma pessoa extremamente sonhadora, mas muitos só ficam sabendo dos meus sonhos quando eu já os realizei.
Qual foi a sua sensação ao ver que a obra estava finalizada ?

É estranho dizer, mas não tive nenhuma sensação incrível quando terminei de escrever, achei que tinha finalizado apenas uma parte, que se completaria com a publicação, a opinião dos leitores e tudo mais, achei que ainda teria um enorme caminho a percorrer, porém uma semana depois disso já havia recebido proposta de publicação e essa foi a parte em que as estrelas caíram do céu e eu queria sair voando pela janela, fiquei muito feliz mesmo, mas acredito que nada disso vai se comparar com o momento em que o livro estiver em minhas mãos, aí a obra estará finalizada.

Foi quanto tempo de escrita ?

Eu comecei a escrever em julho de 2009, comecei, porque continuar foi muito complicado, a falta de tempo atrapalhou bastante, mas este ano peguei de verdade o ritmo necessário para finalizá-lo, mas acho que levou coisa de um ano, um ano e meio porque parei por períodos bem longos. Uma vez minha irmã mais velha me contou sobre o trabalho de parto demorado de algumas pessoas, “as forças do mal” não queriam que elas nascessem porque seriam pessoas que mudariam o mundo, acho que o meu livro é importante também, por isso demorou a nascer, mas ele mudou o meu mundo.

Qual foi a sua fonte de inspiração ?

Um lugar muito lindo quem tem o nome do livro, cercado por uma paisagem exuberante, com grutas, cachoeiras, a minha imaginação e o meu amor pelo que faço que é a maior de todas as inspirações.

Os personagens são baseados em pessoas de sua convivência ? Como você definiria a personalidade deles ?

Não, são totalmente fictícios. Isa é uma garota de dezessete anos, que às vezes se mete em encrenca por causa da sua curiosidade, é uma menina forte e corajosa diante das pessoas, mas que se tranca em seu quanto para chorar quando algo dá errado e que ainda não superou a morte da avó quando criança, também luta com os conflitos do seu coração por vir de uma família conservadora e estar apaixonada pelo seu primo. Já Heitor é um cara divertido e atraente, alvo da disputa feminina, é extremamente misterioso, impulsivo e por vezes atrevido, mas guarda para si os seus segredos mais profundos, às vezes se sente só e incapaz de decifrar a sua própria identidade.

Quais dicas você daria para os autores iniciantes ?

Também sou uma autora iniciante e acho importante você decidir até onde irá para realizar o seu sonho. Desde criança eu uso uma frase do Roberto Shinyashiki para seguir em frente que diz:
“Se você faz o que todo mundo faz, chega aonde todos chegam. Se você quer chegar a um lugar aonde maioria não chega, precisa fazer algo que a maioria não faz”.
Então esse é o meu recado, descubra aonde você quer chegar e o que fará para estar lá.

Agradeço a você, Lucas, pela oportunidade que está me dando para mostrar um pouco sobre mim e sobre o meu livro, e aos leitores pelo carinho e confiança, por todos os recadinhos que me mandam e tornam o meu dia mais feliz.

Obrigada e muitos abraços.
 
Entevista publicada no blog A Vila dos Livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...