terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Sucesso na web, graphic novel O paraíso de Zahra chega ao Brasil no formato de livro

Por: Clariana Zanutto
Foto: Divulgação




10/01/2012 - Traduzida para mais de 12 idiomas e lida por milhões de pessoas em mais de 125 países, chega ao Brasil a graphic novel O paraíso de Zahra, dos desenhistas iranianos Amir e Khalil, uma webcomic lançada em fevereiro de 2010 que apresenta uma visão aprofundada do Irã nos dias de hoje.

Construída com textos eloquentes e uma arte extraordinária, esta é uma história com narrativa em primeira pessoa da revolta ainda em andamento neste pequeno país assolado pelos aiatolás. Os autores, que preferem não divulgar seus nomes por medo de represálias do governo, narram uma história forte, marcada pelo amor, pela perda e a luta por liberdade.

Em junho de 2009, os iranianos marcham pelas ruas de sua capital Teerã em protesto pelas eleições presidenciais, os manifestantes exigem a contagem de votos. Bandeiras verdes hasteadas marcam a indignação do povo. Começam os tiros. Pessoas correm para todos os lados, muitos feridos. Neste cenário de caos, Zahra perde seu filho Mehdi, talvez para sempre.

Após os protestos, os desaparecimentos e mortes de diversos iranianos – divulgados para o mundo pelo Twitter e YouTube – Zahra inicia uma busca incansável por seu filho Mehdi, de apenas 19 anos. Hassan, irmão de Mehdi, é o narrador dessa história pelo blog Zahra’s Paradise.

Passando por hospitais e necrotérios, implorando a burocratas corruptos , visitas diárias a prisão Edin, e esperando com todas as forças que sua busca não termine no cemitério ao sul de Teerã, também chamado de Zahra’s Paradise

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...