quinta-feira, 29 de março de 2012

Gênero Literatura infantil perde posições em pesquisa 2007/2011

Poesia e história também caem entre os gêneros mais lidos; obras religiosas e contos crescem
Bíblia, Livros didáticos e Romances permanecem sendo os três gêneros mais lidos entre os brasileiros. Não há mudança nesse sentido entre 2007 e 2011, segundo a terceira edição da Retratos da Leitura.
 
Por outro lado, Literatura infantil caiu da quarta posição, há cinco anos, para a sexta. Poesia também saiu da quinta para a sétima. O lugar desses dois gêneros foi ocupado por Livros religiosos e Contos, respectivamente. História, gênero que antes era o oitavo mais lido, agora é o 12º.
 
Entre os escritores mais admirados, Monteiro Lobato seguiu firme e forte no primeiro lugar. Machado de Assis vem em segundo e Paulo Coelho, em terceiro. Jorge Amado e Carlos Drummond de Andrade ocupam as posições seguintes. A população entrevistada citou ao todo 197 escritores. Veja abaixo a lista dos 25 mais lembrados. Na lista de 2011, comparada com 2007, entraram: Marcelo Rossi, Fernando Pessoa, Mário de Andrade, Silas Malafaia e Pedro Bandeira. Saíram Ruth Rocha, Raquel de Queiroz, Edir Macedo, Castro Alves e Luis Fernando Verissimo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Um outro dado curioso é que ler era a quarta atividade preferida dos brasileiros em seu tempo livre, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil de 2007. Na edição de 2011 divulgada ontem, contudo, a leitura caiu para sétimo lugar. Se antes ela perdia apenas para assistir TV, escutar música e descansar, agora ela também fica atrás de se reunir com família e amigos, assistir DVDs e sair com amigos.
 
A porcentagem de pessoas que afirma gostar de leitura como lazer caiu para 28%, contra 36%, em 2007. Dessas pessoas, 58% afirmam ler frequentemente.
 
Na comparação entre as duas edições da pesquisa, assistir televisão continua em primeiro lugar – e subindo – com 85% da preferência nacional.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...