quinta-feira, 22 de março de 2012

Site iOS Books, de livros piratas, encerra atividades

Endereço sai do ar após Justiça paulista determinar a retirar de links para downloads
 
 
O site www.iosbooks.com.br, considerado um dos maiores de livros piratas no país, saiu do ar no último fim de semana. A desativação do endereço ocorreu depois que a Justiça de São Paulo determinou que o site retirasse os links para downloads ilegais de livros num prazo de 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 10 mil por link disponibilizado. A ação foi movida pela Associação Brasileira de Direitos Reprográficos contra a pessoa de Allef Rodrigo Schmidt. Na página do Facebook, o iOS Books comunicou o encerramento das atividades e agradeceu seus visitantes que, segundo o próprio site, somaram nada menos do que 7,3 milhões durante o período em que o endereço funcionou. Segundo o blog Revolução eBook, o iOS permitia download de mais de mil obras e ainda a compra coletiva de livros impressos, que depois eram digitalizados e compartilhados entre os usuários. Vale a pena ler a cobertura que o Revolução fez sobre o assunto, incluindo uma matéria com os sites de download.
 
 
Opinião do blogueiro
 
Quando escrevi "Terra sem Lei" e resolvi publicá-lo, tive ciência de muitas dificuldades que eu encontraria para, primeiramente, lançá-lo por uma editora profissional, em seguida distribuir e divulgar o livro, e ainda mais adiante enfrentar um problema que todo profissional da área cultural enfrenta, seja literatura, música, escultura, pintura, etc: a pirataria.
 
Ações como a da Justiça de São Paulo, citada acima, merecem grande louvor pois, além de inibir outros sites de pirataria, acabam protegendo a propriedade intelectual e estimulam o aparecimento de novos artistas que se encorajam a entrar nesse maravilhoso mundo cultural e artístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...