terça-feira, 17 de abril de 2012

Museu de Língua Portugues celebra centenário de Jorge Amado

 
 
Integrando as comemorações oficiais pelo centenário do escritor baiano Jorge Amado, abriu hoje no Museu da Língua Portuguesa (Pça. da Luz, s/nº. São Paulo/SP. Tel.: 11 3326-0775) a exposição Jorge Amado e Universal: Um olhar inusitado sobre o homem e a obra. A mostra traz fotografias, objetos, folhetos de cordel, filmes, entre outros itens, sendo que parte do conteúdo nunca foi vista pelo público. Com acervo pertencente à Fundação Casa de Jorge Amado e à família do escritor, a mostra permanece em cartaz até o dia 22 de julho, seguindo para o Museu de Arte Moderna da Bahia – de 10 de agosto a 14 de outubro de 2012. A mostra tem um espaço dedicado aos personagens do escritor, a faceta política de Jorge Amado, à malandragem e à sensualidade, além de contar com depoimentos de amigos, artistas e críticos.
 
 
O espaço expositivo foi concebido a partir da utilização de símbolos presentes não só na cultura baiana, mas, sobretudo, na vida e obra de Jorge Amado. A cenografia está estruturada em armações metálicas, numa referência indireta às grades de ferro que embelezam muitas casas e espaços públicos de Salvador – entre eles o Solar do Unhão e a Praça Castro Alves. Nessa estrutura, que têm ao mesmo tempo papel construtivo e narrativo, foram inseridos símbolos e objetos em sua forma original, como garrafas de dendê, fitinhas do Bonfim com frases especiais impressas, cacau torrado, azulejos brancos e azuis à moda baiana, entre outros elementos que remetem a Jorge Amado e à Bahia.
 
Estão previstas ainda montagens de Jorge Amado e Universal em mais oito capitais no Brasil, como Recife, Rio de Janeiro e Brasília, e pelo menos duas cidades no exterior – Buenos Aires está na rota da exposição.
 
 
Fonte: PublishNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...