segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Estação Pinacoteca traz 26 obras a X Bienal Internacional do Livro do Ceará





Dentro da ampla programação reservada aos visitantes da X Bienal Internacional do Livro do Ceará, que acontece no Centro de Eventos até o dia 18 de novembro, um estande montado em frente ao auditório Moacir Jurema chama a atenção dos que por lá passam. Trata-se do espaço “Estação Pinacoteca do Estado do Ceará”, que apresenta a série “Transições”, uma viagem por 26 reproduções de significativos quadros de grandes nomes das artes plásticas cearenses que conta a chegada do Modernismo no Ceará e os caminhos que levaram o movimento até a arte contemporânea dos dias atuais.
 
Quem nos leva neste passeio é Carlos Macêdo, artista plástico e assessor técnico das artes visuais do Ceará. Com simpatia e fala compassada, ele mostra reproduções de importantes obras de artistas consagrados, como Barrica, Mário Barata, Estrigas, Mano Alencar, Raimundo Cela, Chico da Silva, Zé Tarcísio, Milena Travassos, Narcélio Grud, dentre outros. Destaque para a reprodução do quadro de Pretextato Bezerra, considerada a primeira obra Modernista do Estado.
 

Pinacoteca no Ceará
 
O espaço também guarda o intuito de divulgar o projeto da pinacoteca a ser instalada em sete galpões na Estação Ferroviária Dr. João Felipe. O projeto conta com o investimento de 5 milhões e 500 mil reais, já aprovados e liberados pelo Governo estadual. “Estamos fazendo a transferência dos galpões para o Estado. A intenção é que (a obra) seja entregue antes da Copa”, afirma Carlos. A pinacoteca contará com ateliês cuja ocupação ocorrerá por meio de editais, ambientes de formação multidisciplinar, unidades de exposições permanentes e temporárias, além de um “shopping cultural”, com produtos voltados para as artes, restaurantes, livrarias e uma extensa variedade de serviços.
 
• X Bienal Internacional do Livro do Ceará
Período: 8 a 18 de novembro de 2012
Local: Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza (CE)
Horário de Visitação: das 9 horas às 22 horas
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...