domingo, 10 de março de 2013

Feira Pan-Amazônica do Livro homenageia Ruy Barata

 
Poeta paraense Ruy Barata (1920-1990)
Poeta Paraense Ruy Barata(1920 - 1990)
 
 
A 17ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro, que acontece de 26 de abril a 5 de maio, em Belém, faz homenagem ao escritor paraense Ruy Barata. Com o slogan “Um país que se chama Pará”, a ideia é exaltar o estado.
 
Várias atividades culturais e literárias estão programadas para acontecer em torno das homenagens ao Pará e à Ruy Barata. Mais uma vez o Hangar - Convenções e Feiras da Amazônia abrigará o maior encontro literário da Região Norte. Andressa Malcher, coordenadora da Feira, explicou que as exposições ficarão concentradas nos pavilhões 1 e 2, enquanto as atividades acadêmicas, como mesas redondas, oficinas, debates e seminários, serão realizadas nos auditórios do primeiro andar.


A programação do evento já está quase completa. A expectativa da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), organizadora do evento, é que este ano a Feira receba mais de 400 mil visitantes e reúna mais de 220 estandes, com a participação de cerca de 500 editoras. No ano passado, a Pan-Amazônica movimentou R$ 14,2 milhões em negócios, com um total de 793 mil livros vendidos.
 
Segundo a coordenadora, o remanejamento da programação da Feira para o primeiro semestre vai permitir que a população tenha dois grandes eventos organizados pela Secult nos dois semestres ."Decidimos transferir a feira para os meses de abril e maio em função de já haver outro grande evento de cultura no segundo semestre, que é o Festival de Ópera”, explicou.
 
Andressa Malcher acrescentou que, no entanto, os Salões do Livro, que acontecem no interior do Estado, terãos suas programações mantidas no segundo semestre. “Este ano teremos três edições, que acontecerão nos municípios de Tucuruí, Paragominas e Santarém”, informou a coordenadora.
 
Para o evento deste ano estão confirmadas, entre outras atrações, o espetáculo musical infantil “Palavra Cantada”, com Sandra Peres e Paulo Tatit, Cia do Tijolo e os escritores Ziraldo, Inagcio de Loyola Brandão, Cristóvão Tezza,Tiago Santana e ainda o encontro literário paraense, que ganhou ainda mais espaço dentro da programação da Feira Pan-Amazônica devido à homenagem ao poeta e compositor paraense Ruy Barata.
 
A abertura, que acontece no dia 26 de abril, terá show com artistas locais, e o encerramento, no dia 5 de maio, a apresentação do cantor e músico Toquinho e banda, que fará uma homenagem Vinícius de Moraes, cujo centenário é comemorado este ano.
 
Fonte: G1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...