segunda-feira, 15 de julho de 2013

FLIPORTO 2013 ANUNCIA PRIMEIROS CONVIDADOS



Fliporto (Festa Literária Internacional de Pernambuco) anunciou os primeiros nomes de sua 9ª edição, que acontece de 14 a 17 de novembro, em Olinda. Entre os destaques estão o escritor argentino Andrés Neuman, o angolano Valter Hugo Mãe, o portugês Francisco José Viegas e os brasileiros Andrea Del Fuego, Luiz Ruffato e Ronaldo Correia de Brito.
Neste ano, o evento homenageia José Lins do Rego e tem como tema “A literatura é um jogo”. A curadoria do Congresso Literário segue a cargo do escritor e jornalista Mario Helio Gomes.


Autores confirmados para a Fliporto 2013
Andrés Neuman (1977, Buenos Aires, Argentina)
Escritor, poeta e tradutor. Aos 22 anos, publicou seu primeiro romance, Bariloche, finalista do Prêmio Herralde. É também autor de O viajante do século (Prêmios Alfaguara e da Crítica, traduzido a dez línguas), dos livros de contos El que esperaEl último minuto e Alumbramiento; e de Década, que reúne seus livros de poesia. Foi selecionado pela revista britânica Granta como um dos Melhores Ficcionistas Jovens em Espanhol.

Anna Funder (1966, Melbourne, Austrália)
Escritora e jornalista. É autora de All that I am e de Stasiland. Publicado em mais de 20 línguas (no Brasil, Stasilândia – como funcionava a polícia secreta alemã, pela Companhia das Letras), este livro recebeu o Samuel Johnson Award, um dos mais importantes prêmios literários da Grã-Bretanha, em 2004.

Luciano Trigo (1964, Rio de Janeiro)
Jornalista e escritor, é autor de Engenho e memória – O nordeste do açúcar na ficção de José Lins do Rego (Prêmio José Lins do Rego da Academia Brasileira de Letras) e O viajante imóvel – Machado de Assis e o Rio de Janeiro de seu tempo. Também publicou dois romances, um livro de contos e quatro livros infantis. Em 2013, estreou na poesia com o livro Motivo.

Ana Maria Machado (1941, Rio de Janeiro)
Escritora com mais de cem livros publicados no Brasil, traduzida em vinte países, já vendeu mais de 18 milhões de exemplares. Vencedora dos principais prêmios literários no Brasil, recebeu em 2003 o Hans Christian Andersen, importante prêmio internacional de literatura infantil. Em 2001, a Academia Brasileira de Letras concedeu à escritora o Prêmio Machado de Assis pelo conjunto da obra. Desde 2003, integra a ABL, sendo sua atual presidente.

Andrea del Fuego (1975, São Paulo)
É autora dos contos de Minto enquanto posso (2004), Nego tudo (2005) e Engano seu (2007). Integra, entre outras, as antologias Os cem menores contos brasileiros do século e 30 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira. Em 2011, foi finalista dos Prêmios São Paulo de Literatura e Jabuti (na categoria romance) e venceu o Prêmio Literário José Saramago com Os Malaquias.

Bernardo Buarque de Hollanda (1974)
Filho de brasileiros exilados, nasceu na Costa Rica, mas cresceu no Rio de Janeiro e formou-se em Ciências Sociais na UFRJ, em 1996. Fez mestrado e concluiu seu doutorado em História Social da Cultura na PUC do Rio de Janeiro, em 2008. Desde 2010, é professor da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas e pesquisador do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, também da FGV, em São Paulo. Suas áreas de interesse são intelectuais brasileiros, história literária e sociologia do esporte, com ênfase no fenômeno das torcidas organizadas de futebol. É autor dos livros O clube como vontade e representação: o jornalismo esportivo e a formação das torcidas organizadas de futebol do Rio de Janeiro (2010), O descobrimento do futebol: modernismo, regionalismo e paixão esportiva em José Lins do Rego (2004) e ABC de José Lins do Rego (2012).

Francisco José Viegas (1962, Vila Nova de Foz Côa, Portugal).
Professor, jornalista e editor, foi diretor das revistas Ler e Grande Reportagem, e da Casa Fernando Pessoa. Foi ainda Secretário de Estado da Cultura. Da sua obra destacam-se os livros de poesia Metade da vidaO puro e o impuro e os romances Regresso por um RioAs duas águas do marLonge de Manaus (Grande Prémio de Romance e Novela, de 2005, da Associação Portuguesa de Escritores) e O mar em Casablanca.

Luiz Ruffato (1961, Cataguases, Minas Gerais)
É escritor, autor de Eles eram muitos cavalosEstive em Lisboa e lembrei de você e do ciclo Inferno provisório. Seus livros receberam os prêmios APCA, Machado de Assis, Jabuti e Casa de las Américas e estão publicados na França, Itália, Espanha, Alemanha, Portugal, Argentina, México e Colômbia.

Pilar del Río
Jornalista e tradutora espanhola. Casou-se com José Saramago em 1988 e desde então foi sua companheira de toda a vida. Traduziu para o espanhol obras do Nobel de Literatura de 1998, tais como CaimA caverna e outras. Preside a Fundação José Saramago, em Lisboa. Falará na abertura da Fliporto 2013.

Ronaldo Correia de Brito (1951, Saboeiro, Ceará)
Escritor e médico (formado pela Universidade Federal de Pernambuco). Desenvolveu pesquisas e escreveu diversos textos sobre literatura oral e brinquedos de tradição popular. Publicou o romance Galileia (2008, Prêmio São Paulo de Literatura/2009, Melhor Livro do Ano), os livros de contos Retratos imorais (2010), Faca (2003) e Livro dos homens (2005). Em 2012, lançou o romance Estive lá fora.

Robert Löhr (1973, Berlim, Alemanha)
Escritor e roteirista. Cresceu entre Berlim, Bremen (Alemanha) e Califórnia (Estados Unidos). Seu primeiro romance, Der Schachautomat (A máquina de xadrez), publicado em 2005, foi traduzido para 25 idiomas, inclusive no Brasil, em 2007, pela Editora Record. A ele seguiram-se: Das Erlkönig-Manöver (2007), publicado no Brasil como A manobra do rei dos elfos, em 2011; Das Hamlet-Komplott (2010), Krieg der Sänger (2012) e Erika Mustermann (2013).

Valter Hugo Mãe  (1971, Saurimo, Angola)
É autor de  O filho de mil homens (2011),  a máquina de fazer espanhóis (2010), o apocalipse dos trabalhadores (2008),  o remorso de baltazar serapião (2006, vencedor do Prémio José Saramago) e  o nosso reino (2004), entre outros.

Walcyr Carrasco (1951, Bernardino de Campos, São Paulo)
Escritor e autor de telenovelas. Formado em jornalismo, trabalhou por muitos anos em alguns dos principais órgãos de imprensa do país (revistas Veja e IstoÉ e nos jornais O Estado de S. PauloFolha de S. Paulo Diário Popular). É autor dos infanto-juvenis Vida de droga O selvagem, entre outros, e das traduções e adaptações de clássicos da literatura como Os miseráveis, que lhe valeram diversas menções de “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Entre suas obras voltadas ao público adulto estão Pequenos delitos e Juntos para sempre.

Sylvio Back (1937, Blumenal, Santa Catarina).
Cineasta, poeta, roteirista e escritor. Inicia-se na direção cinematográfica em 1962, tendo escrito, dirigido e produzido até hoje trinta e sete filmes – entre curtas, médias e onze longas-metragens, como Gretchen (1976), Guerra do Brasil (1987), Cruz e Sousa – O poeta do desterro (1999), Lost Zweig (2003) e O universo Graciliano (2012). Tem editados vinte e um livros, entre poesia, ensaios, contos e os argumentos/roteiros dos filmes.


Um comentário:

  1. Que legaaaaal com certeza vou na fliporto novamente este ano! \O/

    Beijos,
    @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...