quarta-feira, 31 de julho de 2013

I Semana do Livro Nacional - Sucesso no evento de Fortaleza




O evento da I Semana do Livro Nacional em Fortaleza ocorreu no dia 24 de julho de 2013, uma quarta feira, no Auditório José Albano na UFC. Tudo transcorreu como programado, iniciando com um pouco de atraso, por volta das 14:30, dai em diante foi tudo uma maravilha.

A palestra do do Prof. Cid Ottoni sobre a Literatura Nacional foi muito produtiva e, por diversas vezes, engraçada, face à personalidade extrovertida e cativante do mestre. Ele discorreu sobre uma literatura não técnica, desprovida de regras e conceitos que, segundo ele, só fazem atrapalhar a arte de escrever e por até o processo criativo do autor. Defendeu a criatividade bruta, ou seja, aquela em que o autor escreve o que lhe vem à cabeça sem se preocupar com a escrita, gramática e outras coisas do gênero, valorizando exclusivamente o processo de criação literária.


Em seguida os oito autores nacionais participantes do evento, incluindo Eu, claro, juntamente com a Ana Cristina, Pablo Vargas, Matheus Lins, Kamile Girão, Romário Silva, Francilângela Clarindo e a Kelly Cortez, compomos a mesa de discussão juntamente com nossos respectivos livros, sob a ótima mediação de Sergio Magalhães, e falamos para um bom público presente no auditório sobre nossas obras e discutimos assuntos como processo criativo, publicação e busca de editoras, marketing e divulgação, processo de aquisição e vendas de exemplares e finalmente as considerações finais, sendo que durante toda a discussão foi aberto espaço ao público presente para realização de perguntas aos autores, onde houve uma interação satisfatória entre autores e público.

Após uma parada para um coffe break, o evento foi retomado por volta das 18:30 para o lançamento do livro "O Farol do Porto da Paz", da autora Kelly Cortez, onde foi apresentado um vídeo sobre o livro (book trailler) e em seguida a autora falou sobre a obra e respondeu perguntas do público presente, dando prosseguimento à sessão de autógrafos, na qual eu fiz questão de adquirir um exemplar autografado.

Apesar da organização do evento ter esperado um público maior, no fim das contas podemos afirmar que foi um sucesso, considerando que esta foi apenas a primeira edição da Semana do Livro Nacional e que, com certeza, o próximo ano promete um evento ainda melhor, ou quem sabe, um estouro!

Segue abaixo algumas fotos do evento.

Luis Boto








Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...