terça-feira, 25 de junho de 2013

O Grito de Guerra da Literatura Brasileira


"Nosso manifesto é por mais leitores, mais valorização, mais destaque em livrarias", resume Josy Stoque, também conhecida pelo pseudônimo Josy Tortaro, idealizadora do projeto SLN - Semana do Livro Nacional - que terá a primeira edição realizada de 20 a 28 de julho em todo o território nacional.
Satisfatoriamente, as pesquisas apontam que o brasileiro tem lido mais. Anteriormente, a média nacional era de 1 livro por ano. Em 2012, este número aumentou para 4. Um avanço pequeno, mas que motiva e justifica a crescente inserção no mercado literário de novos autores e novas editoras.
Em prol de mais divulgação e mais dispersão do trabalho de obras de ficção 100% nacional - pouco absorvidas e conhecidas no atual mercado no qual a literatura estrangeira tem maior participação -, autores, editoras, blogueiros e livrarias se uniram para mudar este cenário.

Projeto Biblioteca Volante da Semana do Livro Nacional




A escritora Tâni Falabello, autora do livro "Rosa Imortal", teve a criativa ideia de promover, em meio aos eventos da Semana do Livro Nacional, uma Biblioteca Volante somente com livros de autores nacionais, sejam clássicos, ou contemporâneos.

O evento foi criado para atualizar informações sobre a organização da biblioteca, postar fotos e, claro, divulgar a ideia!

Dessa forma, a Biblioteca Volante estará aceitando doações de livros de todos os gêneros, desde que os mesmos sejam de autores nacionais. 


Os autores nacionais, que gostariam de ver suas obras participando da biblioteca, serão muito bem vindos, assim como os leitores, que possuem livros para doação e quiserem colaborar com o projeto.

Qualquer dúvida, os interessados podem entrar em contato pelos e-mails:
  • tata.paluch@gmail.com
  • semanadolivronacional@gmail.com
Após os dois dias de evento, os livros arrecadados (e deixados para os participantes da feira lerem à vontade) serão doados a uma biblioteca, ainda a definir.


Fonte: Biblioteca Volante

Programação provisória da Semana do Livro Nacional




Programação Provisória

20 DE JULHO
Brasília/DF
A CONFIRMAR
Das 15 às 19 horas: Bate-Papo com Autores
PRESENÇAS CONFIRMADAS: Janaina Rico, Luciane Rangel, Camille Thomaz, Maribell Azevedo, Elenita Rodrigues, Vanessa Bosso, Viviane Fair, Mauricio Gomyde, Camila Dornas, Karen Soarele, Aharom Avelino

São Paulo/SP
- Livraria Saraiva (Auditório) - Shopping Center Norte - Travessa Casalbuono, 120 - Vila Guilherme
Às 15:30 - Abertura: Bate-Papo sobre o mercado editora com  Felipe Colbert
Às 16:30 - Mesa de Literatura Nacional com Bruno Godói, Eliane Quintella, Janethe Fontes, Ricargo Ragazzo, Tânia Roberto e Samanta Holtz
Às 17:30 h: Debate: Modismo Literário com Vanessa de Cássia, Mariana Mello, Mari Soctti e Mirella Ferraz
Às 18:30 h: Mesa de Literatura Fantástica com Bento de Luca, Elaine Velasco, Felipe Castilho, Flavio Galindo, Marcel Colombo e Sales Rodrigues.
Às 19:30 h: Sorteio de brindes e sessões de autógrafos dos autores

Campinas/SP
- Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi 
Das 16 às 19 horas: Bate-Papo com autores nacionais
PRESENÇAS CONFIRMADAS: Helena Andrade, Alexander Mackenzie, Camila Dornas, Fabiane Ribeiro, Gabriel Schmidt Duarte Vaz, John Fellix, Wilson Santos, Leeh Proença, Sora Seishn, Renato C. Nonato, Keila Gon

Niterói/RJ
- Centro Cultural Paschoal Carlos Magno - Rua Lopes Trovão s/n Campo de São Bento Icaraí - Niterói/RJ
Às 13:00 – Oficina Juvenil*
Às 13:45 – Palestra sobre: Personalização da leitura na era do Livro Digital
Tópicos a serem abordados: Crescimento do mercado de leitores digitais; Crescimento do interesse em livros digitais; O impacto no mercado editorial da nova plataforma de leitura; Quem é o leitor brasileiro de livros digitais? Democracia e baixo custo para acesso aos livros digitais.
Às 14:30 – Mesa Leitor x Literatura Nacional - Mediadora Luiza Cintra (Blog Every Little Book) - Autores: Carolina Estrela, Adriana Igrejas, Edilson Candido Resende, Jorge Luiz Nogueira, Rafaela Rocha, Renata Martins, Thom Aragutti, Autor Convidado: Li Mendi
Às 15:30 Adaptações x Literatura - Mediadora Juliana Swara (Site Novos Escritores) - Autores: Ben Green, Dynion Golul, Leonardo Brum, Maud Espascolato, Michelem Fernandes, Priscila Xavier, Vanessa Orgélio, Diretora de Teatro Convidada: Marilda Ormy
Às 16:30 – Sexualidade x Literatura - Mediadora Thais Cavalcante (Blog Pronome Interrogativo) - Autores: Ana Leão, Agatha Assis, Babi Dewit, Lucas Borges, Nath Souza, Roxane Norris, Thayane Gaspar, Autor Convidado: Madu Dumont
Às 17:30 – Sessão de Autógrafos com os autores
* O evento será transmitido pelo Novos Escritores.

24 DE JULHO
Fortaleza
- Auditório José Albano, UFC - Av. da Universidade, 2683 - Benfica
Das 14 às 20 horas

Semana do Livro Nacional busca formar público para literatura brasileira contemporânea


semana do livro


Dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil realizada em 2012 mostram que o brasileiro lê em média quatro livros por ano. Esta estatística revela o quanto a leitura está carente em nosso país. No entanto, com a chegada de 2013, autores nacionais deram início a um movimento para disseminar o gosto pela leitura.
Exemplo desse esforço é a Semana do Livro Nacional (SLN), que será realizada de 20 a 28 de julho. Ela tem o intuito de atingir todas as classes e idades de leitores e não leitores.
A SLN contará com propagandas, palestras e bate-papos com os autores. Ao todo, 18 cidades sediarão o evento. Entre elas, algumas capitais já se mobilizaram e estão fechando suas programações: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba. Assim como as cidades de Santos, Guarulhos, Campinas e Niterói, Recife e Fortaleza.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...