domingo, 13 de setembro de 2015

Bienal do Livro no Rio bate recorde de público e vendas


Bienal do Livro - Rio


A 17ª edição da Bienal do Livro do Rio termina neste domingo (13), no Riocentro, Zona Oeste, bate recorde de público e vendagem de livros em relação a edição 2013. Foram 3,7 milhões de títulos vendidos e público de 676 mil visitantes. No último evento foram 3,5 milhões de livros e 660  mil visitantes.

A arrecadação foi de R$ 83 milhões, superando em R$ 12 milhões a arrecadação da última Bienal do Livro. Segundo dados divulgados pelos organizadores,  foram 8% a mais de livros vendidos.

A participação do público jovem foi o destaque da edição. Segundo a organização, os adolescentes e jovens adultos, com idades entre 15 e 29 anos, foram maioria na Bienal, representando uma parcela de 56% do público, contra 51% na edição de 2013.
O encontro literário reuniu mais de 200 autores autores brasileiros e estrangeiros, estreantes e experientes, de diversos estilos.

Entre os principais destaques nomes consagrados como Thalita Rebouças, até estreantes como Pathy dos Reis, que ficou conhecida no YouTube.
Para Marcos da Veiga Pereira, presidente do  Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), o leitor foi um dos destaques levando para casa, em média, 6,6 livros, um aumento de 4%.

“Tivemos um recorde de venda de livros, com um faturamento estimado em quase 83 milhões de reais, 18% acima da edição anterior. São números lindos, mas, ainda assim, frios perto do calor humano que testemunhei aqui nos últimos 11 dias. Acho extraordinário andar pelos corredores e ver tanta gente interessada por livros”, disse.

A próxima edição será realizada entre 31 de agosto e 10 de setembro de 2017.

Argentina homenageada

O país homenageado é a Argentina, que tem um estande de 400 metros quadrados e um auditório batizado como Manuel Puig, em homenagem ao autor de “O beijo da mulher-aranha”, que foi transformado em filme por Hector Babenco, com Sônia Braga, Raul Julia e William Hurt no elenco.

Entre os nomes internacionais de outros países estão Jeff Kinney, autor da série de livros “Diário de um banana”, e Sophie Kinsella, autora da série de livros que consagraram a personagem Becky Bloom. Ambas as obras têm versões cinematográficas.
Mauricio de Sousa 

A Bienal também também homenageou  Maurício de Sousa, que comemorou 80 anos no evento e teve uma exposição especial com 190 metros quadrados. Os visitantes acompanharam uma retrospectiva com a evolução dos desenhos de seus principais

Fonte: Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...