quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Rede social WATTPAD se mostra cada vez mais como uma importante ferramenta de divulgação

Quer saber novas formas para publicar um livro? A autora Camila Moreira conta como uma rede social de escritores e leitores mudou sua vida.


O Wattpad ajudou a impulsionar a carreira de autoras brasileiras, como Lilian Carmine, Nana Pauvolih, Mila Wander e Camila Moreira
© Foto: Divulgação / Wattpad.com O Wattpad ajudou a impulsionar a carreira de autoras brasileiras, como Lilian Carmine, Nana Pauvolih, Mila Wander e Camila Moreira



As redes sociais não servem apenas para conversar com os amigos, postar fotos e ler notícias. Funcionam também como um veículo para publicar livros e histórias gratuitamente e para que leitores e autores possam estabelecer contato, tirar dúvidas e receber sugestões para seus trabalhos. Esta é a proposta do site Wattpad.

Como funciona o Wattpad

Também disponível para celulares e tablets em forma de aplicativo, o Wattpad é uma plataforma online de leitura, onde autores divulgam suas obras para que milhares de leitores possam ler. Lá estão disponíveis mais de 10 milhões de livros de todos os gêneros. O melhor é que qualquer um pode se inscrever e começar a contar uma história, ler um romance e fazer comentários com outros usuários.

Foi o caso da goiana Camila Moreira, de 27 anos. Apesar de ser uma leitora compulsiva, escrever nunca tinha passado pela cabeça da estudante de Direito. Mas, depois de enfrentar um problema pessoal, resolveu se dedicar à leitura e à escrita. "Foi algo natural. Na verdade, eu encontrei na escrita uma forma de ocupar a cabeça e não deixar me abater pela tristeza de terminar um casamento. Meu primeiro livro, 'O amor não tem leis', surgiu da paixão que tenho pela faculdade de Direito. As leis somadas a predileção para os livros eróticos foram meu ponto de partida, e dali surgiu a história de Clara e Ferraz", contou Camila.

Engajamento dos fãs

A maior vantagem da plataforma é que, por ser de graça, as histórias alcançam números impressionantes de visualizações, chamando a atenção das grandes editoras, que passam a publicar os livros fisicamente ou em forma de e-book. Segundo Camila, a devoção dos fãs é imprescindível para que isso aconteça. "Sem os leitores, nada do que estou vivenciando hoje estaria acontecendo. Foram eles que deram uma chance à história e a uma autora totalmente desconhecida. Devo cada conquista aos leitores", afirmou a autora.

Camila decidiu publicar os capítulos de "O amor não tem leis" no Wattpad devido à pressão das amigas, que gostaram da história. "Eu já conhecia a plataforma por causa da escritora Mila Wander. Por conhecer as ferramentas e estar familiarizada com seu uso, não tive dúvidas quando escolhi o Wattpad para começar a publicar minhas histórias", disse a goiana.

Surpresa com a recepção dos fãs

A autora ainda se surpreende com os resultados e com a paixão dos fãs, que lhe enviam fotos dos livros nas livrarias. "Tenho que me beliscar e ter certeza de que não é um sonho. Acredito que o fato de minhas histórias se passarem no Brasil e de trazerem um pouco de realidade para os romances tenha conquistado os leitores", confessa Camila.

Para a estudante de Direito, o Wattpad foi de grande ajuda. Ele permitiu que Camila não só conhecesse histórias incríveis, como também mostrasse a sua e desenvolvesse seu talento para a escrita. Ela recomenda. "Uma ótima ferramenta de lazer e um celeiro de novos talentos. O Wattpad está recheado de excelentes histórias esperando para serem lidas. Acabou sendo um caça-talentos, onde muitas editoras estão buscando novas revelações. Aos autores, não há melhor forma de começar", aconselha Camila.

Outros brasileiros em destaque

Lilian Carmine ("Lost boys"), Nana Pauvolih ("A redenção do cafajeste") e Mila Wander ("O safado do 105") são alguns outros autores brasileiros que se destacaram no Wattpad e receberam a oportunidade de publicar os livros fisicamente por editoras de destaque no cenário nacional como a Objetiva, Leya e e Rocco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...