segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Aumenta a procura por livros entre sobralenses




Com quase 200 mil habitantes, Sobral atende tanto os que procuram a leitura como diversão, estudo ou ainda como guia. Segundo os profissionais da área, a maior procura, atualmente, é por livros jurídicos e voltados para concursos públicos, sendo seguida de autoajuda, literatura estrangeira e religiosa.

O local chega a receber cerca de 3.500 usuários mensalmente e realiza uma média de 1.341 empréstimos. Na Biblioteca Municipal, existe uma relação de amizade entre os usuários, que ajudam a instituição com doações.

Dentre as bibliotecas, os usuários destacam a Municipal e a do Serviço Social do Comércio (Sesc) como as mais procuradas, pois oferecem a opção de empréstimo às pessoas. Já as demais pertencem a instituições de Ensino Superior, sendo abertas ao público, porém, sem a opção de empréstimo.


Inaugurada em 2005, a Biblioteca Municipal Lustosa da Costa iniciou com um acervo de seis mil livros e, hoje, já possui mais de 35 mil, metade de sua capacidade total. A lotação fica em torno de 100 vagas, que são utilizadas, principalmente, na parte da tarde, de acordo com a diretora Ana Linhares. Por mês, o local chega a receber quase 3.500 usuários e a realizar uma média de 1.341 empréstimos.

Acessibilidade

Além dos livros normais, a diretora explica, ainda, que o espaço possui um acervo voltado para deficientes visuais, com áudio livros ou títulos em Braille, adquiridos graças a uma parceria com a Fundação Dorina Will para Cegos. "Há uma grande procura pelos livros em Braille e também por áudio livros, no caso desses últimos, até mesmo por pessoas sem deficiência, que querem ler algo, mas não tem tempo".

Ana diz que há uma relação constante de amizade entre os usuários da biblioteca, que acabam ajudando a instituição com doações de livros, principal meio de aquisição atualmente. "A maior parte dos nossos livros é oriunda de doações. Temos uma usuária que trabalha na área jurídica que, anualmente, doa coleções atualizadas nesse campo, que é um dos mais caros e difíceis de manter devido às constantes mudanças", aponta a diretora do local.

Entre os livros mais procurados estão a coleção do Harry Potter. É tão disputada e emprestada que a biblioteca já adquiriu seis vezes a septalogia, que é utilizada até se tornar impossível outra leitura. "Eles buscam com tanto afinco, leem e releem até que o livro fique inutilizado", conta.


Público infantil

A biblioteca também dispõe de um espaço voltado para as crianças, onde funcionam atividades específicas, como leituras diárias de histórias e conversas para compreensão textual, e uma sala para livros cativos, aqueles que não podem ser emprestados, pois são obras e coleções raras, e algumas de alto valor comercial.

A Biblioteca Aurélio Cavalcante, localizada no Sesc e funcionando há mais de 25 anos, conta com um acervo de 7 mil títulos, ela é visitada por uma média mensal de 300 pessoas, e possui mais de 350 usuários inscritos para empréstimos.

Dentre os projetos da biblioteca há a Quinta do Conto, com contadores de histórias para as crianças, e o Conto Pela Cura, que consiste em levar funcionários e voluntários para as alas da pediatria e quimioterapia da Santa Casa de Sobral para ler para as pessoas doentes. Segundo a inspetora Nilda Silva Aragão, as aquisições da biblioteca provêm tanto de compras da instituição quanto de doações dos usuários.

Para os que procuram adquirir livros, as opções mais lembradas são a Internet, a livraria Max Livros e a franquia da Livraria Nobel. Porém, o consumidor reclama dos altos preços e dificuldade de estoque.

O universitário Thiago Aragão, por exemplo, diz que há uma grande dificuldade para encontrar livros universitários e técnicos, tanto para empréstimo quanto para compra.

"Por estar se tornando uma cidade universitária e referência no Estado, Sobral ainda tem uma grande deficiência nesse setor do mercado. As bibliotecas precisam de uma atualização no acervo, e as livrarias poderiam fazer uma melhor pesquisa de mercado", declara.

Com um acervo pessoal de mais 100 livros, Thiago diz que, em Sobral, as obras são caras, desatualizadas e difíceis de ser encontradas. "Muitas vezes, sai mais barato comprar pela Internet mesmo, pagando frete. Algumas obras sairiam pelo dobro do preço se eu comprasse na cidade", completa.


Promoções

Para mudar esse quadro, o proprietário da livraria Max Livros, Cássio Albuquerque, afirma que procura sempre oferecer promoções e trabalhar com encomenda. Segundo ele, a livraria, que hoje funciona com o nome de Max Livros, é tradicional de sua família, tendo sido fundada por seu avô e com nome original de Livraria Zé Osmar.

"Temos mesas com promoções permanentes, onde podem ser adquiridos títulos por R$10,00. Além disso, dispomos de opções de parcelamento e trabalhamos sob encomenda. Como estamos no mercado há mais de 80 anos, sendo passado de pai para filho, buscamos sempre levar o melhor para nossos clientes", garante Cássio.

De acordo com ele, a livraria busca oferecer amplo acervo voltado para concursos públicos que é a maior procura de mercado. "Temos livros e apostilas voltados para todos os concursos da região", informa.

Para maior conforto do consumidor, Cássio diz que existe um local na loja para leitura, onde o comprador pode sentar e folhear os exemplares a fim de ter certeza da compra. "Como temos títulos nas áreas técnicas e universitárias, além de romances, autoajuda e ainda amplo numero de revistas, o consumidor quase sempre tem aqui o que procura. Se ele não encontrar, a encomenda pode ser feita e no máximo em dez dias o pedido chega", finaliza.


Mais informações:
Biblioteca Municipal de Sobral
Telefone: (88) 3611.2537
Biblioteca Sesc
Telefone: (88) 3611.0954
Max livros - Tel: (88) 3611.2720



JÉSSYCA RODRIGUES
COLABORADORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...